martedì 16 ottobre 2012

"vaidade das vaidades e tudo é vaidade"


 Estava eu num jardim; num jardim rico de flores onde as abelhas perseguiam as margaridas, onde os animais brincavam enquanto os seus donos os observavam, onde tudo parecia perfeito... Era um dia tranquilo, calmo e, principalmente, muito sereno. Confesso que estranhei a sua presença, ela não costumava andar por locais tão rústicos, tão normais. Ela era superior a todas a pessoas, era a maior, era a vaidade... Vaidade essa, que corrói pessoas, destrói vidas e engana almas.
Durante a minha estadia no jardim, consegui observá-la bem ao longe. Entrou de rompante, majestosa e bela, pronta para adquirir mais adeptos, pronta para arruinar mais vidas. Facilmente, espalhou-se alastrando-se para o jardim todo. Num instante o parque que eu tanto adorava estava cheio de maldade e egoísmo. As pessoas faziam competições com os seus cães, afirmando que tinham o animal mais bonito da vila. Outras, apenas pavoneavam-se pelos caminhos cheias de luxos e ostentações, vestiam-se majestosamente, mas encontravam-se num estado de degradação horrível…
Como será que conseguem chegar àquele ponto? Como alertar essas pessoas? O que fazer para evitar seguir o mesmo caminho?
Sinceramente, acho que elas se deixaram levar pelos maus pensamentos, uns espíritos cheios de vaidade, prontos para serem parasitas, prontos para se alojarem em cada um de nós. A nós, compete-nos apenas não permitir esse alojamento, impedir que as opiniões negativas nos afetem de mais, sermos mais nós próprios. Pensarmos pela nossa cabeça e principalmente, libertarmo-nos de (praticamente) toda a vaidade dentro de nós.  Assim, seremos pessoas mais autênticas.

5 commenti:

EternaLover ha detto...

Adorei simples e completamente o texto!
A forma como fala das pessoas se deixarem levar pelas aparências, quererem ser bem vistas socialmente mas encontrarem-se tão pobres por dentro. A mania de algumas pessoas de se deixar levar e copiar o que os outros pensam e dizem.

Beijinhos

Luana ha detto...

R: Acho que a segunda temporada não está incompleta porque tem 25 episódios, mais do que a primeira :) Mas se estás a falar relativamente à SÉRIE, que se chama Pretty Dirty Secrets [acho que é algo assim] não sei porque não vejo, quero apenas ver quando chegar à terceira temporada :)

Sofia ha detto...

Oh, então querida? :/

Joana ha detto...

Obrigada querida! :) Não tenho tempo! :/

Inês Pinto ha detto...

O que adoro é o teu texto. Está lindíssimo!